Atendimento Online

Atendimento psicológico virtual, também chamado de online

O atendimento psicológico virtual, também chamado de online, é realizado através de recursos de chat/voz/vídeo às pessoas em qualquer lugar do território nacional brasileiro.

É um serviço de orientação e/ou um aconselhamento, focado e breve, para uma situação conflitante e emergencial. Não é uma psicoterapia.

Esses procedimentos e atendimentos só podem ser realizados por psicólogos, devidamente inscritos nos seus conselhos de classes.

O atendimento poderá ser realizado em até 20 contatos virtuais.

O público alvo destes serviços é: adolescentes, adultos e casais. O atendimento a menores de idade só pode ser realizado mediante autorização expressa dos pais ou responsáveis legais.

Você precisa de um computador com uma velocidade de internet adequada ao acesso de mensagens de áudio e vídeo, a serem feitos através do Skype; além de um espaço silencioso e privativo para estabelecer a conversa com o(a) Psicólogo(a) escolhido(a) para o seu atendimento.

A satisfação pela comodidade, fácil acesso, confidencialidade, segurança e capacidade profissional são os itens que reforçam a nossa atuação de seriedade e responsabilidade no atendimento.

O atendimento online está regulamentado pela Resolução CFP nº 011/2012.

Aprovado pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). Obedece aos padrões de ética recomendados pelo Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o)

DIFERENÇA ENTRE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE E PSICOTERAPIA

Ambas têm a finalidade de trazer alívio psicológico e emocional a quem procura, podendo tratar de problemas amorosos, ansiedade, crise do pânico e etc. A diferença é que a Orientação Psicológica online tem a função de ser breve, para resolver questões mais recorrentes e pontuais, já a Psicoterapia é mais propícia para questões que demandam um tempo maior, com a finalidade de tratar questões psicológicas, emocionais e pessoais.  A Psicoterapia tem o intuito de promover as alterações de comportamento, e também a aumentar o autoconhecimento. A Psicoterapia é um atendimento também realizado por um psicólogo feita de forma presencial, geralmente 1 vez por semana, e no caso de Terapia individual, têm duração de 50 minutos. Não há um prazo para duração, pois tudo depende da demanda de cada paciente.

SIGILO E VULNERABILIDADE DO MEIO ELETRÔNICO

O psicólogo tem a obrigatoriedade de ao atender manter sigilo sobre os atendimentos conforme a Ética Profissional do Psicólogo. É importante que ao solicitar o serviço certifique-se que tomou as devidas preocupações para o sigilo da comunicação por meio eletrônico, pois os computadores não podem ser considerados tecnicamente sigilosos e seguros. Recomenda-se utilizar um bom software, antivírus (atualize sempre seu antivírus), um bom firewall, e manter seu sistema operacional atualizado, e não utilizar computadores públicos para transmitir informações pessoais. Também é importante verificar as configurações dos programas utilizados para realizar os atendimentos online, pois programas como o Skype gravam no seu computador as conversar realizadas e, portanto deve ser desativado. Então, a orientação sendo realizada através da Internet, todos os cuidados devem se tomados para manter o sigilo absoluto, considerando que o ambiente virtual não é 100% seguro.

Para agendamento veja as instruções neste site.